
Postado em 13/11/2023 - Atualizado em 26/10/2023
• A gestão de manutenção busca os melhores produtos para evitar interrupções nos processos e manter as metas de produção.
• Já a área de suprimentos foca em adquirir produtos e serviços a preços adequados.
• O equilíbrio entre qualidade e custo é essencial.
• A FabriCARE oferece soluções de alta qualidade para atender a essas necessidades, promovendo uma colaboração produtiva entre os setores. Resultado? Fortalecimento da posição da empresa no mercado.
Vamos explicar melhor como isso funciona!
A área de manutenção tem como objetivo priorizar a seleção dos melhores produtos, a fim de evitar possíveis interrupções nos processos, que poderiam comprometer as metas de produção e aumentar os custos operacionais.
Em contrapartida, a área de suprimentos desempenha o papel de adquirir produtos e serviços a preços adequados.
Aí surge um dilema: a escolha entre o melhor produto disponível ou o melhor negócio possível.
O que inicialmente parece um conflito potencial, pode se transformar em um grande trunfo para a organização.
Desafio da manutenção
O desafio da manutenção é encontrar o equilíbrio entre a qualidade dos produtos adquiridos e a garantia de que eles atendam à demanda.
A busca da manutenção pelo melhor produto é uma escolha que não se dá apenas pela busca da eficiência, mas também pela minimização de riscos. Afinal, a integridade e a funcionalidade dos equipamentos são pilares fundamentais para assegurar a produção e a lucratividade da empresa.
Perspectiva de suprimentos
Dentro de uma empresa, o setor de suprimentos assume um papel de comprador estratégico. Sua missão vai além da simples aquisição de produtos e serviços, buscando, também, o melhor negócio disponível no mercado.
Esse setor deve buscar qualidade e não apenas preços mais baixos. A decisão de compra não deve ser baseada apenas em números, mas em uma avaliação criteriosa, que abrange desde a confiabilidade do fornecedor até a adequação do produto ou serviço às necessidades operacionais.

Como transformar conflitos em parcerias
Com bom senso de ambas as partes, essa colaboração entre os setores pode culminar na escolha do produto que apresenta o melhor custo-benefício, isto é, aquele que alia um preço inicial justo com uma durabilidade satisfatória.
Além disso, a cooperação entre os setores de suprimentos pode transformar conflitos teóricos em parcerias eficazes entre os setores de suprimentos e manutenção.
Em vez de enxergar possíveis conflitos como obstáculos, é possível transformá-los em colaborações produtivas, que geram benefícios significativos para a organização.
O equilíbrio entre a busca pela qualidade, característica primordial da manutenção, e a busca pelo melhor negócio, prioridade de suprimentos, resulta em uma sinergia que não apenas otimiza os processos internos, mas também fortalece a posição da empresa no mercado.
O papel da FabriCARE
Para a solução desse dilema, a FabriCARE entra em cena, oferecendo produtos e serviços de alta qualidade e com preço justo, que permitem alcançar o equilíbrio entre custo e benefício ao falar em:
• Caçambas. Lâminas, Básculas – Novas e Serviços de Reforma;
• Kits de Reforma;
• Chapas de Desgaste;
• Ferramentas de Penetração no Solo – FPS.
A FabriCARE pode contribuir para converter a suposta e saudável disputa interna em um “conflito do bem”, no qual os departamentos de suprimentos e manutenção cumprem suas funções em prol do progresso da empresa.
Estamos confiantes de que essa colaboração contínua entre manutenção, suprimentos e FabriCARE impulsionará o sucesso e a satisfação dos nossos clientes, solidificando nosso papel como líder no mercado.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, aproveite que está por aqui para ler também as outras interessantes publicações em nosso site.