
Postado em 17/07/2024 - Atualizado em 29/05/2024
Já ficou no passado o tempo em que fornecedores se confrontavam no mercado como inimigos a serem abatidos. Segredos industriais guardados a sete chaves fazem hoje parte do folclore comercial de empresas que atuam no mesmo segmento.
Atualmente as tecnologias de processos de produção e maquinários para fabricação de produtos estão amplamente disponíveis no mercado brasileiro ou externo. Basta ter recursos para investimentos, bons projetos comerciais, um bom esquema de marketing e saber interpretar as necessidades dos clientes do seu setor de atuação.
É nesse campo que se dará a disputa entre fornecedores, sem necessidade de estabelecer relações agressivas e conflitantes de atuação. Entenda melhor a seguir.
Relação com os concorrentes: entenda o papel do cliente
Hoje em dia os clientes estão atentos a tudo que envolve seus fornecedores, e atitudes antiéticas não são bem-vindas para eles.
Empresas que confiam em seus produtos, seus projetos e suas equipes não precisam desqualificar produtos concorrentes, basta falar bem dos seus. Nenhum cliente vê com simpatia um fornecedor falar mal do outro.
Os mercados são amplos e as possibilidades de sucesso são iguais para todos, cada um com suas características e perfil de atuação.
O que a empresa deve fazer é enaltecer seus produtos, ter argumentos consistentes para convencer o cliente, quais são as vantagens para ele optar por sua proposta.
Cada fornecedor escolhe seus projetos que considera adequados a sua atuação no mercado e isso deve ser respeitado. O espaço que ocupará no mercado vai depender da aprovação dos clientes. É simples assim.

Como ver, então, os concorrentes?
Devemos considerar nossos concorrentes não como inimigos a serem derrotados, mas como fonte de inspiração para crescermos, melhorar nossos produtos e atendimento.
Não é a agressividade no relacionamento que definirá o vencedor da disputa entre fornecedores e sim a competência, a ética e o grau de comprometimento no atendimento ao cliente — antes, durante e após a venda.
Na era moderna da colaboração industrial, o sucesso não deriva de estratégias agressivas, mas de competência, ética e um compromisso genuíno com a satisfação do cliente. As empresas que se destacam são aquelas que se inspiram na concorrência para aprimorar seus produtos e serviços, mantendo sempre o foco no que realmente importa: a confiança e a preferência dos clientes.
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